13 de julho de 2009

Cabelo

Como adoro meu cabelo , resolvi postar essa reportagem sobre mitos e curiosidades sobre cabelos do site itodas

Por Katia Deutner




1- Lavar a cabeça todos os dias não apodrece a raiz:
Isso é mais um mito e a lavagem diária dos cabelos não interfere com os bulbos capilares. Com a lavagem, caem muitos fios que estavam em fase de queda e não têm nada a ver com a limpeza.

2- Para ter fios vitaminados:
Siga esta receita da terapeuta capilar Patrícia Maciel (SP) e revitalize os cabelos a jato:
- Junte uma colher (sopa) de uma fruta (limão, laranja ou kiwi para os oleosos e mamão, banana ou abacate para os ressecados) com 1 colher (sopa) de mel e um copo de iogurte natural. Mexa até formar uma pasta.
- Lave a cabeça e espalhe a máscara. Faça um coque e envolva-o com papel alumínio para que o calor potencialize os benefícios da mistura.
- Deixe o preparado agir de 15 a 30 minutos e enxágüe com bastante água.


3- Para ter cabelos das musas hollywoodianas:
Naturalidade sempre: escolha um tom só um pouco mais claro do que o original para iluminar o rosto e não correr o risco de ficar com uma diferença grande entre a raiz e os fios tintos.
Cuide com carinho: use xampu e condicionador específicos para o seu tipo de fio e hidrate-os no salão duas vezes por mês.
Não saia sem se produzir: no dia-a-dia, você pode usar um rabo-de-cavalo alto com diversos elásticos dividindo o comprimento em gomos, fazendo alusão a um look medieval.

4- Xampus orgânicos são ótimos para os fios:
“Ao usá-los, deixamos de nos expor a vários contaminantes utilizados nos cosméticos comuns. Além disso, para obter matérias-primas orgânicas, é proibido causar desmatamento, fazer testes em animais, adotar trabalho infantil, etc”, explica Maurício Pupo, professor de cosmetologia e diretor da Consulfarma (SP). E para ter certeza de que está comprando um produto original, procure na embalagem o selo de certificação, que geralmente é do IBD (Instituto Biodinâmico) ou do Ecocert, órgão francês com sede no pais.

5- Segredo da chapinha:
Para fazer bem-feita: separe o cabelo em mechas finas — quanto mais enrolado for o fio, mais estreitas elas devem ser. Assim o calor se espalha de maneira uniforme e alisa de verdade.

6- Para a hora da compra:
Uma dica preciosa, que vale para todo mundo, é a da engenheira química da K.Pro, Camila Cerdeira (SP): "Prefira itens que ajudem a repor a queratina, pois um cabelo saudável é composto de 80% a 95% dessa proteína, que a gente acaba perdendo todos os dias por causa de cosméticos de má qualidade e tratamentos químicos, como relaxamento e descoloração", explica a especialista.

7- Se quiser usar franja:
Nada de corte reto ou denso. De acordo com o cabeleireiro Viktor I (PR), o visual fica com um ar carregado e está fora de moda. Ao contrário do corte em dégradé, liberado para todas, a franjona reta não fica bem em formatos de rosto quadrado, redondo ou triângulo invertido (queixo mais largo).

8- Morenas ganham mais:
De acordo com uma outra pesquisa inglesa, feita pela marca de cosméticos Schwarzkopf & Henkel, com três mil mulheres, as morenas chegam a ganhar 4,2 mil libras (cerca de R$ 13 mil) a mais por ano de salário do que as colegas loiras. E não é só no campo financeiro, no amoroso também. A pesquisa descobriu que as morenas inglesas tem mais sorte no amor – 44% das pesquisadas afirmaram que a cor é fundamental.

9- Cabelos continuam crescendo após a morte:
Estranho, mas é verdade. As células continuam vivas depois da pessoa ser considerada morta. Isso acontece até que as reservas do organismo acabem.

10- Uso freqüente de tintura pode estragar os cabelos:
Pode parecer mentira, mas não é. O uso continuado de produtos químicos para colorir os fios afetam a haste causando perda do brilho e resistência. Por isso você tem a sensação de estarem sem vida e mais ressecados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita , e sinta-se a vontade para comentar!